SEGURANÇA PÚBLICA EM SENADOR CANEDO











GPT Motos


Identificando, durante as Audiências Públicas que discutiram o Orçamento Participativo do município para 2016, que de cada dez reivindicações formuladas pela sociedade, oito estavam associadas à falta de segurança, o prefeito Misael Oliveira, imediatamente agilizou meios que permitissem inverter este quadro, para proporcionar o grau de garantia e proteção que a segurança deve proporcionar ao cidadão canedense.

Para contribuir com Senador Canedo, o governo do Estado de Goiás propôs, em caráter pioneiro, a implantação do Programa Goiás Cidadão com Vida, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Trata-se de um programa que integra ações entre Estado, Municípios e a população, visando somar esforços e o emprego de ações com foco na melhoria da Segurança Pública no município.

O município, através do seu GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, imediatamente ofereceu Senador Canedo para ser o município laboratório para implantação e desenvolvimento piloto do programa no interior de Goiás.

Segundo Edilson de Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, o objetivo do programa é diminuir os indicadores de criminalidade e acima de tudo, trazer a paz para Senador Canedo. “Isso só acontecerá com a união entre Município, Estado e Sociedade. Esse é o objetivo do Goiás Cidadão com Vida”, destacou, durante audiência pública realizada às 19h do dia 16 de setembro de 2015, no auditório da Biblioteca Municipal. Na oportunidade, foram definidas com a comunidade e lideranças presentes, ações sobre segurança pública a serem implementadas no município.

“A Ordem Pública é a situação de tranquilidade e normalidade cuja preservação cabe ao Estado, às instituições, aos membros da sociedade e às normas jurídicas legalmente estabelecidas”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Luiz Becker, novo Secretário Executivo do GGIM, empossado no dia 09 de setembro passado.

Luiz Becker ressalta que “Segurança é um sentimento de garantia necessária e indispensável a uma sociedade e a cada um de seus integrantes, contra ameaças de qualquer natureza. Explica que segurança pública e defesa pública são coisas diferentes. Segurança é a sensação de se sentir seguro, a ausência de fatores perturbadores que tenham capacidade de alterar esse estado de se sentir seguro. Defesa, por sua vez, é o conjunto de medidas, atitudes e ações coordenadas pelo Estado, mediante a aplicação do Poder de Polícia, para superar as ameaças específicas à Ordem Pública, e ações que a ela se contrapõem”.

Presente em todas as ações que tratam da segurança de Senador Canedo, o presidente da Câmara Municipal de Senador Canedo, Roberto Lopes, reforça as palavras de Edilson Brito. “Nós passamos por problemas bem acentuados em relação à Segurança Pública do Município. É o momento para buscarmos caminhos concretos para efetivação de programas, ações e projetos que tragam um pouco mais de tranquilidade ao canedense”, admite.

O próximo passo, destaca Luiz Becker, é criar o Mapa de Convergência de Ações, oportunidade em que cada integrante de Senador Canedo, contribuirá na construção de propostas e medidas que contribuam com a melhoraria da Segurança Pública no município.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura
e
Secretário Executivo do GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Senador Canedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário