No mês de Outubro o grupo de teatro Plenluno invade ruas e praças de Goiânia e cidades vizinhas, com sua versão de “As artimanhas de Scapino”, de Moliére.
Projeto contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura garante a circulação de espetáculo por 6 cidades goianas, entre os dias 17 de outubro e 01 de novembro o Grupo PlenLuno de Teatro fará apresentações em ruas, praças e Pontos de Cultura, levando para os mais diversos públicos uma de suas principais obras teatrais. Em Senador Canedo o evento acontece no dia 24 de outubro, sábado, na Praça Criativa, no Jardim das Oliveiras, às 18h.
Cultura
Popular e Cidadania
Um espetáculo para
todas as idades
O espetáculo teve sua estreia em julho de 2013, e desde então tem conquistado plateias em todo o Brasil. Com uma trama inspirada nos folhetins da Commedia Dell'arte, a encenação é uma livre adaptação do texto de Moliére, Les Fourberies de Scapin, de 1671, no qual dois casais apaixonados não podem se unir por diferenças em suas classes sociais. Para burlar o impedimento imposto por suas famílias entram em cena dois jocosos e paspalhões serviçais, que são encarregados de encontrar soluções para que ocorram os encontros amorosos proibidos.
A
Commedia Dell’Arte
Para sua versão, o PlenLuno se apropria de diversas linguagens artísticas e o resultado é uma peça com música ao vivo, acrobacias e elementos circenses, que encantam crianças e adultos. O espetáculo do grupo goiano tem a direção de Newton Armani, Doutorando em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e professor-assistente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
O
GRUPO PLENLUNO TEATRO
Jonathan Sena é graduado do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de circo no Colégio Marista, e é formado no curso de Qualificação Teatral pelo Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
Alinne Mendes também é formada no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, além de ser produtora, atriz e professora de teatro do Cep em Artes Basileu França e professora substituta da EMAC/UFG. É formada no curso técnico de Teatro pelo Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
Desde que a dupla fundou o PlenLuno, vários outros artistas se juntaram trazendo para os trabalhos do Grupo características próprias de diversas linguagens, como o circo, a música, habilidades transversais e vivências múltiplas. Desde 2012 esse elenco conta com os atores Jackson Leal e Izabelle Eleonora, ambos graduados em Artes Cênicas pela UFG. Izabelle é professora de Figurino e Maquiagem do Instituto Basileu França e aprofunda sua pesquisa nas visualidades do espetáculo e no trabalho do ator dentro do Grupo. Jackson também atua como professor na rede Estadual de Ensino.
Nestes 6 anos de trabalho o grupo se firmou no cenário goiano e nacional por meio de uma trajetória de projetos consistentes e de grande repercussão, como o bar artístico, cenas curtas apresentadas em diversos eventos culturais, intervenções e performances de rua, teatro-empresa, projetos em escolas, e o muito bem recebido projeto Canto do Conto, em parceria com a FNAC Goiânia.
“As
Artimanhas de Scapino” - FICHA TÉCNICA
Realização: PlenLuno Teatro
Elenco: Jonathan Sena; Alinne
Mendes; Jackson Leal; Izabelle Eleonora
Direção: Newton Armani
Preparação Circense: Jonathan Sena
Preparação das Danças: Silvio Santos
e Aline Mendes
Preparação Musical: Abílio Carrascal
Figurinos: Patrick Mendes e Hugo Mor
Apoio Técnico: Rui Bordalo e Geraldo
Sinésio
Arte Gráfica: João Gabriel Brito
Direção de Produção: Patrícia Vieira
(Plano V Eventos e Cultura)
Cenas da
peça:
Ana Paula Mota /
Nádia Junqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário