Inscrições abertas para cursos técnicos presenciais e integrados

Estão abertas até o dia 15 de novembro as inscrições para o processo seletivo para os cursos técnicos presenciais e integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG). Ao todo são mais de 1260 vagas distribuídas entre os 14 câmpus da Instituição. Este ano o Câmpus Senador Canedo disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o técnico em Automação Industrial e 30 para o técnico em Mecânica. A inscrição deve ser feita na página do Centro de Seleção do IFG.

A taxa de inscrição é de R$ 30. Candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública podem solicitar a isenção da taxa. Para solicitá-la, o interessado deve se dirigir até o câmpus para o qual se inscreveu no período de 26 de outubro a 06 de novembro de 2015, das 8h às 12h e das 13h às 17, tendo em mãos uma cópia do Histórico Escolar e uma cópia do Boleto Bancário, sem o pagamento. O Câmpus Senador Canedo está localizado na Rua Firmino Rodrigues do Nascimento, quadra 1F, lotes 21 e 22, Jardim Todos os Santos, Senador Canedo.

As provas do processo seletivo serão aplicadas no dia 6 de dezembro em todos os locais onde estão sendo ofertadas vagas. Os locais de prova serão divulgados pelo Centro de Seleção no dia 02 de dezembro. Os cursos técnicos presenciais e integrados são destinados a todos que possuem o ensino fundamental completo ou que vão completá-lo até o final deste ano, e que buscam a escolarização de nível médio associada à profissionalização técnica.

Vestibular

O IFG também está com inscrições abertas para o vestibular 2016/1, que oferece, este ano, 546 vagas para cursos superiores em 12 câmpus. As vagas estão dispostas da seguinte forma: Anápolis (60 vagas), Aparecida de Goiânia (24), Cidade de Goiás (24), Formosa (36), Goiânia (198), Goiânia Oeste (12), Inhumas (36), Itumbiara (36), Jataí (48), Luziânia (24), Uruaçu (36) e Valparaíso (12). As inscrições acontecem até 15 de novembro de 2015.

Para se inscrever, o estudante deve acessar a página do Centro de Seleção e o link Vestibular. Os candidatos às vagas do curso de Licenciatura em Música (30), ofertado no Câmpus Goiânia, devem observar que o curso tem um edital específico, com uma etapa a mais (referente à prova de Habilidade em Música) se comparado ao vestibular para os demais cursos.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50, mas a isenção pode ser solicitada pelos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas integrais em escolas privadas e pertençam a famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O benefício pode ser solicitado no período de 26 de outubro a 6 de novembro.

As provas do vestibular serão aplicadas no dia 20 de dezembro em todos os locais onde estão sendo ofertadas vagas. Os locais de prova serão divulgados pelo Centro de Seleção a partir do dia 16 de dezembro.

As vagas dos cursos superiores oferecidos pelo IFG no primeiro semestre de 2016 serão preenchidas por três processos seletivos: Vestibular 2016 (regido pelo Edital n. 172/2015), Vestibular Enem 2016/1 e Sisu 2016/1, nas respectivas proporções: 40%, 40%, 20%. O processo seletivo referente ao Enem é oferecido aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em pelo menos uma das três últimas edições (2013, 2014 ou 2015).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio participantes da última edição do Enem.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário