EM GOIÂNIA UMA HOMENAGEM AO PALHAÇO BRASILEIRO E À RADIODIFUSÃO NACIONAL


Com 19 anos de estrada, a Cia LaMínima volta a Goiânia, trazendo para nossas ruas um espetáculo inédito. A comédia Rádio Variété é um trabalho de palhaçaria que brinca com a capacidade humana de se comunicar

Dias 16 e 17 de abril (sábado e domingo) a Cia LaMínima estará em Goiânia para duas apresentações do espetáculo de rua Rádio Variété. A primeira apresentação, no sábado, 16, será na Rua 8 (Rua do Lazer), no Centro de Goiânia, às 11h da manhã.

No dia 17 o espetáculo será no Circo Laheto (Parque da Criança), às 17h. As atividades fazem parte do projeto de circulação Rádio Variété – Na rua com você, contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Todas as apresentações terão como recurso de acessibilidade a tradução em libras. A trupe ainda aproveitará a estadia na capital para fazer um intercâmbio com os alunos e artistas do Circo Lahetô.

Segundo Fernando Sampaio, fundador da Companhia e um dos criadores deste trabalho, a intenção da LaMínima é formar novos públicos. O ator ressalta: “Por isso elaboramos essa circulação, que contempla cidades em que a LaMínima não se apresenta com tanta frequência. Em cada lugar pretendemos que haja um encontro com grupos e companhias locais que possuam pesquisa relacionada ao circo, ao palhaço e à comédia clássica, para que possamos trocar informações e fomentar a criação de mais trabalhos baseados nesta linguagem.”. Depois de Goiânia Rádio Varieté segue para Porto Alegre/RS.

O ESPETÁCULO RÁDIO VARIÉTÉ (2010)

Três artistas do teatro de variedades, em um local público, começam a instalar uma parafernália aparentemente tecnológica, porém, visivelmente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma a forma de um estúdio de rádio-circo-teatro, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.

O espetáculo, cuja estreia ocorreu em 2010, apresenta bonecos e instrumentos manufaturados, que se misturam a personagens imaginários e canções autorais. As cenas se desenrolam em constante interação com a plateia, que, sem perceber, também começa a fazer parte desse anacrônico e inusitado show midiático.

Rádio Variété é recheado das mais distintas manifestações artísticas populares. Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação democrático por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre memórias, desejos e emoções.

FICHA TÉCNICA:
Supervisão Geral: Antonio Nóbrega / Concepção, Roteiro e Direção: Domingos Montagner e Fernando Sampaio / Elenco: Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim / Colaboradores: Mário Viana e Luiz Henrique Romagnoli / Cenografia: Domingos Montagner / Figurinos: Inês Sacay / Adereços: Maria Cecília Meyer e Roberto Meyer / Bonecos: Augusto Bonequeiro e Inês Sacay / Trilha Sonora Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini / Fotos: Carlos Gueller

GRUPO LAMÍNIMA (1997)


Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, onde iniciaram uma dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997 os atores formam o LA MÍNIMA, com o espetáculo LaMínima Cia de Ballet, calcado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. A partir daí, o circo e a arte do palhaço de picadeiro viriam conduzir definitivamente o trabalho do grupo, que hoje já soma 14 espetáculos criados e apresentados em todo o Brasil. O LA MÍNIMA é também fundador do Circo Zanni, coletivo que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades. Em Goiânia a Cia LaMínima integrou a programação do Goiânia em Cena, no ano de 2008, com o espetáculo Reprise.

Assista o vídeo: Teaser RÁDIO VARIETÉ (La Mínima)


SERVIÇO:

Evento: Espetáculo teatral Rádio Variété – Cia LaMínima (SP)

Goiânia/GO
16 e 17 de abril – sábado e domingo

Locais:
16/04 - sábado – 11h - Rua 8 (Rua do Lazer) - Centro
17/04 – domingo – 17h – Circo Lahetô (Parque da Criança - Av. H, esq. c/ 72 – ao lado do Estádio Serra Dourada) – Jardim Goiás

INGRESSOS: ENTRADA FRANCA

CARACTERÍSTICAS:
Gênero do espetáculo: COMÉDIA
Classificação Etária: 12 - NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS.
Tema: RADIO E PROGRAMAS RADIOFÔNICOS COM AUDITÓRIO
Conteúdo: REPERTÓRIO DO PALHAÇO POPULAR BRASILEIRO
Duração: 60 MINUTOS

Informações: Wellington Dias - Tel.: 9213–6814

Fonte: Ana Paula Mota / Rafa Blat

Nenhum comentário:

Postar um comentário