Coca-Cola Brasil e Artemisia selecionam startups com soluções relacionadas à água

A busca integra a plataforma de inovação aberta da Coca-Cola Brasil, Coca-Cola Open Up, voltado a impulsionar iniciativas de impacto socioambiental.

A Coca-Cola Brasil e a Artemisia – organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil – estão selecionando empresas que desenvolvem soluções (produtos e serviços) relacionadas à água para participar do Coca-Cola Open Up Água.

O objetivo do programa de inovação aberta é potencializar startups com projetos de impacto positivo neste setor. Três empresas finalistas serão avaliadas por uma banca formada pelos principais grupos engarrafadores do Sistema Coca-Cola Brasil, no dia 24 de novembro.

A startup vencedora terá possibilidade de testar o produto ou serviço em uma das 45 fábricas do Sistema. A startup ainda poderá realizar parceria estratégica e receber aporte de capital, além da possibilidade de participar do processo de aceleração da Artemisia, dependendo do estágio de desenvolvimento da solução.

As duas organizações buscam startups com soluções voltadas ao tratamento de efluentes; captação eficiente de água; tecnologias de reuso; uso eficiente de água na agricultura; e redução de uso de água em processos produtivos. As inscrições estão abertas até 8 de novembro e os empreendedores podem fazer as inscrições no site www.cocacolaup.artemisia.org.br.

Entre os critérios de seleção estão: potencial de geração de impacto ambiental de escala relacionado à água, além do potencial de inovação para fornecedores da cadeia de valor da Coca-Cola Brasil.

A escassez da água é atualmente um desafio global que afeta milhões de pessoas. Diante deste cenário, a Artemisia e a Coca-Cola Brasil acreditam na importância de fomentar startups que possam trazer ideias e projetos inovadores que aumentem a eficiência no uso desse recurso.

“Utilizamos água de forma consciente e responsável: é o nosso bem mais precioso. Além de ser o principal recurso natural necessário para produção de nossas bebidas, a água é também um de nossos elos de relacionamento com a natureza e com as comunidades em que atuamos. Investimos continuamente para desenvolver soluções de redução, reutilização e reposição de água. Agora, queremos também estimular e reconhecer o desenvolvimento dessas soluções em todo o Brasil e conectá-las a nossa cadeia de valor”, afirma Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil é neutra em água, desde 2013, realizando 100% da reposição do recurso utilizado no processo produtivo. A neutralidade foi alcançada graças a sua eficiência na gestão hídrica e o desenvolvimento de programas de geração e retenção de água em bacias hidrográficas. A Coca-Cola reduziu ainda em 25% a quantidade de água necessária para produzir um litro da bebida, nos últimos 12 anos. Hoje a Coca-Cola Brasil utiliza, em média, 1,86 litro de água (incluindo o volume do produto). O índice brasileiro é comparável aos de países como Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha e Itália. A meta da Coca-Cola Brasil é chegar a 1,70 litro de água utilizada a cada litro de bebida produzido, até 2020.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA, desde 2004 a organização apoia negócios com real potencial de causar impacto na vida de milhares de pessoas de baixa renda. “Nos últimos anos, o nosso foco de trabalho se concentrou em setores de impacto social estruturantes para o Brasil, como Educação, Saúde, Habitação e Serviços Financeiros. Hoje, acompanhando as 17 metas globais – comprometidas entre a ONU e 193 líderes mundiais –, e analisando os novos desafios do país e do mundo, a ARTEMISIA está olhando para novos setores”, afirma Maure, acrescentando que um tema bastante crítico e emergencial é a água. “A escassez é, hoje, um problema global que afeta milhões de pessoas. O desafio é grande, por isso, acreditamos ser fundamental o fomento de soluções escaláveis relacionadas ao aumento substancial da eficiência no uso deste recurso. Assim como o trabalho em colaboração, incluindo os diversos atores para gerar resultados de alto impacto”, esclarece. A ênfase da parceria é identificar startups com soluções inovadoras relacionadas à água e impulsioná-las ao mercado.

Sobre a Refrescos Bandeirantes

A Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos setores de Bebidas para os estados de Goiás e Tocantins há mais de 27 anos. Criada em 1987, emprega mais de 2.900 colaboradores diretos e 5.200 colaboradores indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição em cidades polos em Goiás e Tocantins. Atende diretamente 253 cidades e mais de 30.000 pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva os refrigerantes da Coca-Cola Brasil em sua área de atendimento, e ainda faz a distribuição e venda exclusiva das marcas da Heineken, sucos chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos da Leão Alimentos e Bebidas, além da linha de águas minerais Cristal Lia. É líder de mercado nos segmentos de refrigerantes, água mineral, chás e sucos e forte competidor nos segmentos de cervejas e isotônicos.

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Coletivo Reciclagem, apoio às cooperativas de reciclagem e as escolas com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2020 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.

Astero Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário