Campanha Novembro Azul Já atendeu 200 homens

Mais de 200 homens já foram atendidos durante o Novembro Azul, aberto na sexta-feira, 6, no PSF Jardim Todos os Santos, e cujas metas são diagnosticar precocemente e combater o câncer de próstata. A campanha tem sequência nessa quinta e sexta-feiras, 12 e 13 de novembro, no PSF Estrela do Sul, sempre a partir das 8 horas, com a meta de beneficiar 100 canedenses. 

Durante a campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Senador Canedo realiza procedimentos voltados ao diagnóstico do câncer de próstata como utrassom e PSA (exame de sangue que mede a dosagem do hormônio e cuja alteração pode indicar a ocorrência da doença) Esses exames estão disponíveis para homens de qualquer idade, embora a indicação seja, normalmente, para aqueles a partir dos 40 anos. Para o final do mês a Secretaria de Saúde anuncia agenda para a realização do ultrassom transretal de próstata, direcionado àqueles com histórico de problemas na glândula. Outros Além dos exames específicos de próstata, a Saúde também oferece ultrassons abdominal e renal, além de testes de glicemia e aferição de pressão. O objetivo é tentar identificar, em uma única ação, vários fatores de risco no homem. “Queremos fazer uma avaliação geral, do ponto de vista cardiológico e do aparelho urinário”, explica a titular da pasta, Fabiana Lopes, lembrando se tratar de uma ótima oportunidade já que os homens não costumam tirar muito tempo para ir ao médico. 

Na abertura do Novembro Azul, no PSF Jardim Todos os Santos, a Secretaria de Saúde também entregou 72 óculos à moradores do Alvorada e região, que fizeram os exames de vista durante a edição do Prefeitura nos Bairros. Agora já passam de 215 as unidades destinadas à população. 

(Fonte Prefeitura de Senador Canedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário