Votação agitada na Câmara de Vereadores de Senador Canedo

     Nesta segunda-feira (dia 29/08) Aconteceu uma votação agitada e polêmica na Câmara de vereadores de Senador Canedo onde entre outros, o assunto que atraiu várias pessoas a Câmara foi a votação da quantidade de vereadores para o município apartir das próximas eleições (2012), para entender o caso uma breve citação:
     O Congresso aprovou uma emenda constitucional que estabelece o número de vereadores em cada município, Senador Canedo fica da seguinte forma:
     de 80 a 120 mil habitantes - 17 vereadores
     Isso muda o número de vagas de vereadores, mas não muda a verba.  se a verba para uma câmara com 10 vereadores era de "100 mil" Por exemplo, se essa câmara passar a ter 17 vereadores a verba continua a mesma. Em vez de 100 mil divididos por 10 serão divididos por 17.
     Em senador Canedo podemos sair de 10 para 17 vereadores,  só que os vereadores atuais não querem, porque vai diminuir a verba que eles recebem.
     E por isso a votação foi tão agitada, estavam presentes vários pré-candidatos e partidos políticos e seus representantes fazendo pressão para que se aprove o número máximo de vagas (17), mas não foi o que aconteceu, somente o Vereador Vilmar Lima votou a favor das 17 vagas, todos os outros que estavam presentes votaram contra e definiram o n° de vagas em 13 vereadores.
     Mas o assunto não morre aí. Daqui a 10 dias haverá segundo o presidente da câmara Geraldo do Detran outra cessão para nova votação e a chance de 17 vereadores ainda existe, a questão agora é fazer pressão nos vereadores para que votem a favor das 17 vagas, o que é importante pois é o melhor para a Democracia e ajudaria na renovação política em senador canedo.
     Os partidos políticos também não vão deixar barato, vai haver muita polêmica ainda, os destaques positivos da noite foram o Vereador Vilmar Lima que se posicionou de forma firme a favor das 17 vagas e o presidente do PRTB de senador canedo Julio Pina que do auditório deu sua contribuição junto com todos.
     O destaque negativo foram os vereadores de senador canedo em especial o presidente da Câmara Geraldo do Detran e o vereador Paulo Roberto que se comportaram de uma forma autoritária e antidemocrática e os outros que não tiveram coragem de se pronunciar sobre seu voto, mostrando que realmente senador canedo precisa de uma renovação na Câmara.
     No final o presidente Geraldo do Detran perguntou se alguém gostaria de se pronunciar e quando Julio Pina ia falar o cortou encerrando a cessão, quem viu sabe dos absurdos que aconteceram, o vereador Vilmar Lima quase não conseguiu falar.
     O que espero sinceramente é que os canedenses tenham crescido com a cidade de senador canedo e que as próximas eleições sejam diferentes, que os canedenses não se vendam entregando seu voto como fizeram em eleições passadas. Vamos votar com dignidade, quem vende seu voto é pior do que o político que o compra e não tem moral para cobrar ou falar mal de político.
     Deixem seu comentário. É muito importante sua opinião.

2 comentários:

  1. Veredores que estão a vários madatos e, que descobriram a facilidade de ganhar campanha em Senador Canedo (através de distribuição de combustível), com certeza não querem que se aumente a quantidade de vereadores, pois perderam seus poderes e teram que praticar a democracia e dividir a verba mensal de R$ 600.000,00. E como não fazem nada, não querem pessoas que façam. Hoje por ser 10 veradores, junta-se 6 e podem dominar a cidade!! Vergonha para o povo canedense!!

    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Emenda Constitucional, que prevê o aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc58.htm

    Os vereadores de Senador Canedo votando contra aumento do número de vereadores estão indo contra a constituição..

    ResponderExcluir